Programação
- Geral
- Tópico 1
Tópico 1
Vinicíus da Paz Leite
Defensor Público do Estado de São Paulo, atuante em Execuções Penais.
Pós-Graduado em Direito Penal e Criminologia Instituto de Criminologia e Política Criminal - ICPC (2012).
Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade Nacional de Direito (UFRJ).
Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Penal e Criminologia.
- Tópico 2
Tópico 2
Vinícius da Paz Leite
- Tópico 3
Tópico 3
Vinícius da Paz Leite
- Tópico 4
Tópico 4
Vinícius da Paz Leite
- Tópico 5
Tópico 5
Vinícius da Paz Leite
- Tópico 6
Tópico 6
Vinícius da Paz Leite
- Tópico 7
Tópico 7
Vinícius da Paz Leite
- Tópico 8
Tópico 8
Vinícius da Paz Leite
- Tópico 9
Tópico 9
Vinícius da Paz Leite
- Tópico 10
Tópico 10
Lei Penal Para Que(m)? e Pena de Prisão - um olhar crítico-libertário.
Amilton Bueno de Carvalho-
Doutor honoris causa pela Faculdade de Ciências Sociais de Florianópolis.
Doutor honoris causa pela Faculdade Direito de Cachoeiro do Itapemerim.
Desembargador aposentado do Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul.
Membro do Instituto dos Advogados do Rio Grande do Sul.
Membro da Associação dos Juízes para a Democracia.
Professor de diversos cursos de pós-graduação em Direito Penal e Processo Penal.
Membro do Conselho Científico do Instituto Latinoamericano de Altos Estudos – Colômbia.
Autor e co-autor de diversos livros.
- Tópico 11
Tópico 11
Amilton Bueno de Carvalho.
- Tópico 12
Tópico 12
Criminologia, sobre Luta Antimanicomial, Saúde Mental e Sistema Prisional.
Adriana Eiko Matsumoto -Doutora em PSICOLOGIA SOCIAL pela PUC/SP, também possui mestrado em PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO pela PUC/SP (2005), especialização em Violência Doméstica contra Crianças e Adolescentes pela USP/SP e graduações em PSICOLOGIA e LICENCIATURA em Psicologia pela UNESP/Bauru (2001).
É professora adjunta da Universidade Federal Fluminense (PUVR). Já atuou como pesquisadora ligada à FUNDAÇÃO SÃO PAULO (2009) e como psicóloga no sistema prisional (Secretaria da Administração Penitenciária - SAP/SP), em Penitenciária e Hospital de Custódia e Tratamento Psiquiátrico (2002-2007).
Coordenou o Núcleo São Paulo e foi membro do Conselho Diretor da ABRAPSO (2010-2011), foi conselheira do Conselho Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça (2010-2013), conselheira no Conselho Deliberativo da União Latinoamericana de Psicologia - ULAPSI (2012-2014) e membro do Comitê Nacional de Prevenção e Combate à Tortura da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (2013-2014).
Pesquisadora dos grupos de pesquisa CNPq: CPECC - Centro de Pesquisa e Extensão em Ciências Criminais da USP, Criminologia Crítica: Sentidos e Significados, NUTAS: Estudos e Pesquisa em Trabalho e Ação Social da PUC/SP.Tem experiência na área de Psicologia, com ênfases em Psicologia Social, Psicologia Institucional, Psicologia na Interface com a Justiça e Criminologia, atuando principalmente nos seguintes temas: criminologia crítica e aportes teóricos com a apsicologia, sistema prisional e segurança pública, ética profissional, psicologia e políticas públicas, psicologia latinoamericana, direitos humanos, reforma psiquiátrica antimanicomial e medidas de segurança. - Tópico 13
Tópico 13
Política de Drogas, Raça, Gênero e Classe.
Luciana Boiteux de Figueiredo Rodrigues -
Graduada em Direito pela UERJ, é Mestre em Direito da Cidade (UERJ/2000) e Doutora em Direito Penal (USP/2006).
Professora associada I, em dedicação exclusiva de Direito Penal e Criminiologia da Faculdade Nacional de Direito (UFRJ).
Bolsista de Produtividade em Pesquisa nível 2 do Cnpq, é ainda Coordenadora do Grupo de Pesquisas em Política de Drogas e Direitos Humanos da mesma Instituição e pesquisadora associada ao Laboratório de Direitos Humanos da UFRJ e Professora do Corpo Permanente do Programa de Pós Graduação em Direito da UFRJ.
Atua principalmente nos seguintes temas: Direito Penal, Política de Drogas, Direitos Humanos, Gênero, Justiça de Transição e Direito Penal Internacional.
É membro do Conselho Consultivo da REDUC - Rede Brasileira de Redução de Danos e Direitos Humanos, pesquisadora associada ao NEIP - Núcleo de Estudos sobre Psicoativos e ao Colectivo de Estudios Droga y Derecho (CEDD).
- Tópico 14
Tópico 14
Gustavo Samuel da Silva Santos
Defensor Público do Estado de São Paulo, atuando nas áreas de direito da infância e juventude e execução criminal.
Graduado em Direito pelo Instituto Luterano de Ensino Superior.
Pós graduado em Direito Penal e Criminologia pela UNINTER;
Pós-graduando no curso Acolhimento Institucional e Familiar da PUC do Paraná.
- Tópico 15
Tópico 15
Gustavo Samuel da Silva Santos
- Tópico 16
Tópico 16
Sérgio Salomão Shecaira
Professor Titular da Universidade de São Paulo em regime de dedicação integral à docência e pesquisa.
Possui graduação em Direito pela Universidade de São Paulo (1982),
Especialização em Direito Público (1987),
Mestrado em Direito Penal pela Universidade de São Paulo (1991),
Doutorado em Direito Penal pela Universidade de São Paulo (1997),
Livre-docência em criminologia (2004).
Chefe do Departamento de Direito Penal, Medicina Forense e Criminologia.
Pós doutorado na Universidade do País Vasco (2012).
Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Penal e Criminologia.
É ex-presidente do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária e ex-presidente do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais - IBCCRIM.
Vice presidente do Instituto Manoel Pedro Pimentel (Fadusp).
Membro do Conselho de Direção da Associação internacional de Direito Penal -AIDP- (reeleito no 19º Congresso da AIDP, realizado em agosto de 2014) e ex-membro do Comitê de redação do Cahiers de Defense Sociale (Société Internationale de Défense Sociale).
Atualmente é Secretário Geral Adjunto para a América Latina da Société Internacionale de Défense Sociale.
Membro do Comité Científico Internacional da International Academic Network for the abolition of capital Punishment.
- Tópico 17
Tópico 17
Sérgio Salomão Shecaira
- Tópico 18
Tópico 18
Alvino Augusto de Sá
Formado em Psicologia pela PUC de S.P. em 1970. Mestre em Psicologia Social e Doutor em Psicologia Clínica, pela PUC de SP. Livre Docente em Criminologia, pela Faculdade de Direito da USP. Professor Associado Senior do Departamento de Direito Penal, Medicina Forense e Criminologia, da Faculdade de Direito da USP (graduação e pós-graduação). Especialista em Psicologia Jurídica (título concedido pelo Conselho Regional de Psicologia, Região 06). Membro do Conselho Editorial da Revista Brasileira de Ciências Criminais, do IBCCRIM. Foi membro titular do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária. Foi Coordenador do Laboratório de Iniciação Científica e do Departamento de Pós-Graduação do IBCCRIM. Foi psicólogo da Secretaria de Administração Penitenciária do E. de S. Paulo, de 1972 a 2005, tendo atuado, a partir de 1994, como Assistente de Planejamento e Controle, na Escola de Administração Penitenciária da mesma Secretaria. Foi professor da Universidade Guarulhos de 1972 a 2005, tendo atuado como Professor Titular de Técnicas de Exame Psicológico, Diretor da Clínica Psicológica e Coordenador dos Estágios em Clínica. Foi professor da Universidade Presbiteriana Mackenzie de 1993 a 2004, tendo atuado como Coordenador da Clínica Psicológica e como Coordenador dos Estágios em Clínica e como Professor Titular de Psicologia Criminal, na Faculdade de Psicologia, e como Professor de Psicologia Jurídica, na Faculdade de Direito. Foi membro titular do Conselho Penitenciário do Estado de São Paulo, de 1987 a 1999. Autor dos seguintes livros: Reincidência criminal: sob o enfoque da psicologia clínica preventiva (E.P.U., 1987), Criminologia clínica e psicologia criminal (RT, 2014, 4ª. ed.), Criminologia clínica e execução penal: proposta de um modelo de terceira geração (Editora Saraiva, 2015, 2ª. edição). Organizador, em coautoria, dos seguintes livros: Criminologia no Brasil: história e aplicações clínicas e sociológicas (Elsevier, 2011), Criminologia e os problemas da atualidade (Atlas, 2008), GDUCC ? Grupo de Diálogo Universidade-Cárcere-Comunidade (Ministério da Justiça, 2013). Coordenador Técnico do Manual de Projetos de Reintegração Social. São Paulo: Secretaria de Administração Penitenciária do Estado de São Paulo, 2005. Autor de diversos artigos publicados em revistas científicas. Foi classificado em primeiro lugar no Concurso de Premiação de Excelência em Docência na Graduação, na Faculdade de Direito da USP, bem como entre os cinco primeiros colocados no mesmo concurso em toda a USP, no ano de 2012.