Programação

  • Aula 1




    Maurício Stegemann Dieter


    Professor Doutor de Criminologia e Direito Penal da Graduação e Pós-Graduação da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, Largo de São Francisco. Pós-Doutor pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2014). Doutor pela Universidade Federal do Paraná, com estágio de pesquisa doutoral na Hamburg Universität (2012). Mestre em Direito do Estado pela Universidade Federal do Paraná (2008). Pesquisador do Max-Planck-Institut für ausländisches und internationales Strafrecht. Especialista em Direito Penal e Criminologia pelo Instituto de Criminologia e Política Criminal (2007). Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Paraná (2005). Professor convidado do Programa de Doutorado em Ciências Penais da Facultad de Ciencias Jurídicas y Sociales da Universidad San Carlos de Guatemala, do Programa de Mestrado da Universidad Autónoma Latinoamericana, em Medellín, Colômbia, e da Pós-Graduação da Faculdade de Ciências Sociais da Universidade de Westminster em Londres, Inglaterra. Advogado criminalista.

    • Aula 2



      Renato de Almeida Freitas Jr.

      Atualmente é mestre em Direito pela UFPR, graduado pela mesma Instituição, pesquisador na área de Direito Penal, Criminologia e Sociologia da Violência. Foi monitor nas disciplinas: Sociologia (2009-2010-2011), Teoria do Estado e Ciência Política (2010) e Direito Penal (2010). Pesquisador bolsista no Programa de Ensino Tutorial no curso de Ciências Sociais (2005), no curso de Direito (2009-2012).


      Aula: Prisões e Quebradas.

      • Aula 3




        Bruno Martinelli Scrignoli


        Defensor Público do Estado de São Paulo.

        Pós-graduado em Direito Humanos e Acesso à Justiça pela FGV (GVLaw).


        Aula: Introdução a criminologia.

      • Aula 4




        Bruno Martinelli Scrignoli

        • Aula 5



          Gustavo Samuel da Silva Santos

          Defensor Público do Estado de São Paulo


          Aula: Resolução de Questões; 

          Mídia e Sistema Penal;

          Política de Drogas;

          Desmilitarização da Polícia. 


          • Aula 6



            Gustavo Samuel da Silva Santos

            • Aula 7



              Luiz Phelipe Dal Santo


              Mestre em "Criminologia Critica e Sicurezza Sociale. Devianza, istituzioni e interazioni psicosociali" pela Università degli Studi di Padova e pela Università di Bologna (2018); 

              Pós-graduado em Direito Penal pela Universidade de Coimbra (2016);

              Possui graduação em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2016).

              Estuda e realiza pesquisas principalmente nas áreas de Criminologia, Sociologia da Punição, Política Criminal, Direito Penal e Sociologia do Direito.


              Aula: Violência Policial 

              • Aula 8



                Bruno Martinelli Scrignoli

                 

                Aula: Origem da Criminologia “científica”. 

                A etapa “pré-científica” da Criminologia: 1) a Escola Clássica; 2) as primeiras orientações de base empírica (ciência penitenciária, fisionomia, frenologia, psiquiatria, antropologia).

                 A etapa científica da Criminologia: a Escola Positiva: 1) a antropologia de Lombroso; 2) A sociologia criminal de Ferri; 3) o positivismo moderado de Garófalo.


              • Aula 9

                • Aula 10