Programação

  • Tópico 1


     

    Aula: Princípios Penais.


    Marcelo Semer 

    Possui graduação em Direito pela Universidade de São Paulo (1987), mestrado em Direito Penal pela Universidade de São Paulo (1999) e Doutorado em Direito Penal e Criminologia na mesma Universidade (2019). Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Penal e Direito do Estado. Juiz de Direito em São Paulo, atualmente em exercício na Seção de Direito Público do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo. Pesquisa nas áreas de Direito Penal, Criminologia, Processo Penal, Estruturas do Judiciário, Judiciário e Democratização, Judiciário e Mídia. Membro e ex-Presidente da Associação Juízes para a Democracia. Colunista na Revista Terra Magazine (2010-2014). Colunista no Site Justificando (2015-2017). Colunista da Revista Cult (atual). Responsável pelo Blog Sem Juízo. Autor de obras jurídicas, artigos em periódicos e na literatura, o romance Certas Canções e Entre Salas e Celas (Dor e esperança nas crônicas de um juiz criminal).


    • Tópico 2



      Continuação Aula: Princípios Penais.

      Marcelo Semer

      • Tópico 3



        Aula: Teoria do Delito.

         

        Renato Gomes

        Graduação em Direito pela UFRJ. Mestrado em Direito Penal pela UERJ. Doutor em Direito Penal e Criminologia pela Universidade de São Paulo.


        • Tópico 4



          Continuação Aula: Teoria do Delito.

           

          Renato Gomes

          • Tópico 5

             

            Aula: Tipicidade e Nexo de Causalidade.

             

            Glauter Del Nero

            Mestrando em Direito Penal pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP). Pós-graduado em Direito Penal - Parte Geral pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra/IBCCRIM (2016). Pós-graduado em Direito Penal Econômico pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra/IBCCRIM (2014). Bacharel em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2014). Advogado criminalista e sócio do escritório Del Nero, Favaretto & Vieira Advogados. Ex-Professor Assistente do Complexo Educacional Damásio de Jesus (2014-2018). Membro do Grupo de Estudos CNPq Modernas Tendências da Teoria do Delito desde 2011. Ganhador do Prêmio Márcio Thomaz Bastos, do Instituto de Defesa do Direito de Defesa - IDDD, em razão de atuação destacada junto ao instituto no ano de 2018. Conselheiro da Assistência Judiciária João Mendes Júnior, da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Conselheiro da Ouvidoria da Defensoria Pública do Estado de São Paulo. Membro do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais - IBCCRIM. Membro do Instituto de Defesa do Direito de Defesa – IDDD.


            • Tópico 6



              Continuação Aula: Tipicidade e Nexo de Causalidade.

               

              Glauter Del Nero

              • Tópico 7



                Aula: Crime Impossível.

                Marcelo Semer

                • Tópico 8



                  Aula: Teoria da Pena. 


                  Patrícia Vanzolini

                   

                  Possui graduação em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1997), mestrado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2006) e doutorado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2014). Vice-Presidente da Associação dos Advogados Criminalistas de São Paulo - ABRACRIM-SP. Diretora Adjunta do Instituto M133. Advogada Criminalista Sócia do escritório - Brito, Vanzolini e Porcer Advogados Associados. Professora da Universidade Presbiteriana Mackenzie e do Complexo Educacional Damásio de Jesus. Professora convidada da Escola Superior da Magistratura e da Escola Superior do Ministério Público. Autora do Manual de Direito Penal; pela Editora Saraiva dentre outras obras.


                  • Tópico 9



                    Continuação Aula: Teoria da Pena.


                    Patrícia Vanzolini

                    • Tópico 10



                      Aula: Iter Criminis. 


                      João Paulo Martinelli

                       

                      Advogado criminalista e consultor jurídico. Ex-Professor adjunto na Universidade Federal Fluminense (graduação e pós-graduação - PPGDC). Pós-doutor em Direitos Humanos pela Universidade de Coimbra (Portugal). Doutor em Direito Penal pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (2010). Mestre em Direito Penal pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (2006). Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Penal e Processo Penal. Foi membro da Comissão de Jovens Penalistas da Associação Internacional de Direito Penal (AIDP). Foi pesquisador na Universidade de Munique (Alemanha) e na Universidade da California (UC Davis, EUA). Cursou pós-graduação em Direito Penal (teoria do delito) na Universidade de Salamanca (Espanha). Especializado em Direito Penal Internacional pelo International Institute of Higher Studies in Criminal Sciences (ISISC). Coordenador de convênios do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais (IBCCRIM) de 2017 a 2018. Membro da Comissão de Direito Penal Econômico da OAB/SP de 2017 a 2018.




                      • Tópico 11



                        Continuação Aula: Iter Criminis. 


                        João Paulo Martinelli


                        • Tópico 12



                          Aula: Ilicitude.


                          João Paulo Martinelli

                          • Tópico 13



                            Continuação Aula: Ilicitude


                            João Paulo Martinelli. 

                            • Tópico 14



                              Aula: Bem Jurídico Penal


                              João Paulo Martinelli

                              • Tópico 15



                                Aula  tema: Teoria do Erro.


                                Marcus Vinícius Lopes Montez

                                Doutorando em Direito pela UNESA (2016). Mestre em Direito pela UNESA (2010). Pós-graduação latu sensu em Direito Público e Privado pela UNESA (2007). Professor universitário e Delegado de Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro.

                                • Tópico 16



                                  Aula tema: Culpabilidade - Parte I


                                  Rodrigo Barcellos